Gostou? compartilhe!
Clique nas imagens para ampliar
Aplicações da inspeção de solda por raio X:
A inspeção de solda por raio X é muito aplicada em materiais fundidos e forjados. Está presente no controle de qualidade de indústrias automotivas, indústrias navais, indústrias siderúrgicas, aviação e de materiais bélicos, como explosivos por exemplo. Também possui ampla aplicação nas indústrias de petróleo e petroquímicas, como a Petrobrás.
Devido às suas propriedades, a inspeção de solda por raio X se tornou fundamental para os ensaios não destrutivos. A fabricação de aeronaves, por exemplo, é um processo complicado e caro. A radiografia, outro nome para a inspeção de solda por raio X, detecta variados defeitos, evitando possíveis acidentes.
Segurança na inspeção de solda por raio X
A inspeção de solda por raio X, ou radiografia industrial, é realizada através do uso de fontes de radiação ionizante. A radiação ionizante oferece elevado grau de risco para a saúde humana. Desta forma, faz-se necessário implantar e manter um serviço de proteção radiológica para garantir a segurança de todos os envolvidos: equipe e indivíduos do público. Os técnicos envolvidos passam por treinamento constante e são certificados em proteção radiológica pela CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear.
Resultado na inspeção de solda por raio X
A inspeção de solda por raio X permite o registro de informações e evidências para que a inspeção do controle de qualidade seja incontestável. Seu registro através do filme radiográfico é validado e permanente pelas imagens fixadas após a revelação.
A inspeção de solda por raios x, ou radiografia industrial, é realizada utilizando-se máquinas geradoras de raios x ou utilizando fontes de raios gama, também conhecida neste caso por Gamagrafia industrial.
História
Após Roentgen descobrir os Raios-X em 1895, se imaginou o potencial uso da energia para fins médicos, mas Roentgen não só radiografou a mão de sua esposa Anna Bertha, como também o seu rifle de caça. Na imagem foi possível observar um defeito na arma, essa foi a primeira ideia de que era possível utilizar a energia dos Raios-X para o controle de qualidade de peças industriais.
Existem documentos históricos em que afirmam a utilização dos Raios-X para inspeção de armamento durante a I Guerra Mundial. Após muitas décadas a inspeção de solda por raios- x foi introduzida de fato como uma importante contribuição para os ensaios não- destrutivos.